12.4.12

12 de abril: Kyoto - Nara - Kyoto

A chuva de ontem passou, e fez um lindo dia de sol em Kyoto. Sol quente,  vento gelado. No sol, morríamos de calor com nossos casacões; na sombra, ficávamos aquecidos.

Pegamos a estrada rumo à Nara, onde me faltam palavras para descrever o Buda do templo Todaji. É uma imagem colossal, feita em bronze por ordem do xógun, e sua construção que levou o país quase à bancarrota. Eu tenho formação católica e a serenidade do Buda, que tem uma mão abençoando o povo e a outra recebendo suas dores me emocionou profundamente. Quanta diferença da dor cultuada nas igrejas cristãs, onde se celebra o sofrimento de Cristo para a redenção dos pecados dos homens...

Buda está ladeado por dois discípulos e protegido por quatro guerreiros, no norte, sul, leste e oeste.  Neste templo, havia uma barrraquinha com telhas; você comprava uma telha, escrevia seu nome, sua cidade, a data e o seu pedido; a telha será usada na restauração do templo e rerceberá as boas energias e orações dos monges em sua intenção. Comprei duas, uma para mim e Fred, outra para minha mãe. E é uma maneira de ajudar o templo, que eu tanto admirei.

De lá, fomos para o parque dos Cervos Sagrados, onde os cervos vivem soltos e muito bem cuidados, embora tenham os chifres serrados bem rente na cabeça. São lindos e pidões; se percebem que a pessoa comprou os biscoitos especiais para alimentá-los, vêm em bando pedir comida. Um deles derrubou o pacotinho de biscoitos da minha mão e a minha bolsa de moedas caiu no chão - tem uma foto minha abaixada, cercada pelos cervos :) Além deles, o parque é muito bonito  e estava lotado de estudantes de uns 14 anos, a maioria meninas, vestidas de azul marinho, com saias plissadas. Elas riam muito o  tempo todo, e corriam dos cervos. Devia haver mais de 300 estudantes no parque e nós também as encontramos no Templo do Buda de Todaji.

De volta a Kyoto, fomos conhecer o Pavilhão Dourado, antiga residência de um xógun, patrimônio cultural da humanidade. É daqueles lugares que, de tão lindos, você jura que as fotos são tratadas no computador - mas você está vendo, ao vivo, as cerejeiras brancas e cor-de-rosa, o reflexo do castelo no lago de águas verdes, as montanhas ao fundo. é lindo demais para ser verdade - mas é. Muitos turistas do mundo todo, e expressões de encantamento nas mais diversas línguas. Uma senhorinha chinesa tirou - disfarçadamente - uma foto do Fred. Gaijin grande, forte, bonitão assim não se acha todo dia :)

De lá, seguimos para o templo Xintoísta Heian, colorido, imenso, também cheio de cerejeiras que se debruçavam nos telhados. Fiz uma doação e pude fazer um pedido num palito de madeira que será queimado no templo, levando os nossos desejos aos céus. Muita, muita gente, mas não parecia, pois o lugar é bem amplo.

Voltamos para o hotel enfrentando um trânsito horrível, com direito a helicóptero e sirenes de ambulância. Depois soubemos que aconteceu um acidente no bairro das gueixas, Ginza, onde um motorista psasou o sinal amarelo (amarelo!) e atropelou diversas pessoas, morrendo no local e matando uns quatro pedestres. Com isso, a rua fechou e não teve show esta noite. Fomos sozinhos para a Torre de Kyoto, com vista de 360 graus para a cidade. Os visores são tão potentes que dava para ver o trem-bala - e as pessoas dentro dele!
voltamos para o hotel, jantamos dim-sum e guioza num restaurante da estação de trem. Amanhã vamos para Tóquio, a viagem se aproxima do final.

5 comments:

  1. Ah, este Buda é lindo... e não tem foto que consiga mostrar toda a beleza que ele tem. chegaram a ver o "buraco do Buda" que fica lá atrás? é um pilar, e diz que quem passar pelo buraco alcança nirvana, haha. Eu topei o mico e consegui passar. X-D

    ReplyDelete
  2. mico pior seria entalar no buraco! nem tentei! vou alcançar o nirvana por outros meios :)

    ReplyDelete
  3. decidido: tenho que voltar ao japao para ver esse buda.
    e o fred com stalker chinesa, hein...

    ReplyDelete
  4. gaijin grandão, foooorte, não é chinês mirradinho, né? garanto que ela deve ter pensado "ô, lá em casa..."

    ReplyDelete
  5. Se o acidente for o mesmo que penso...

    Na verdade ele ja tinha provocado um leve acidente com um taxi, continuou sua trajetoria, passou o farol vermelho e atropelou 18 pedestres que atravessavam no momento, parando somente quando bateu num poste provocando sua propria morte tambem.

    Para quem acha que ele corria como um louco, nao, ele nao corria como um louco, estava a cerca de 50 km/h e sob efeito de remedios. Estava em tratamento medico e tomava remedios, o que nao sei eh se ele estava proibido de dirigir, pelo medico, por causa dos remedios ou por causa da doença.

    Dos 18 atropelados, 11 tiveram ferimentos e 7 morreram...Acidentes desse tipo é algo raro por aqui.... ;-)

    Se puder dar um pulo aqui, a visita ao jigokudani, Monkey Park que faz parte do Parque Nacional Joshin-etsu onde os macacos vivem soltos, está em pé!! Te pego e te levo na estação de Nagano, ponto final do trem-bala Asama!!

    Cris

    ReplyDelete